Nada é mais importante para o sucesso de um negócio do que o cliente. Sem o cliente não existe venda ou prestação de serviço — o que resulta em nenhum tipo de faturamento para a sua empresa ou empreendimento. Por isso, todo bom gestor ou dono do próprio negócio sabe que é indispensável garantir um bom relacionamento com a sua base de cliente a fim de manter sua atividade sempre em alta.
No entanto, mesmo ciente da importância do cliente, poucos empreendedores sabem realmente construir um bom relacionamento com essa peça tão importante do seu negócio. Por esse motivo, abordo neste artigo publicado também no Portal 4Casa, algumas dicas para você manter um bom relacionamento com o cliente. Confira logo abaixo!
Ter um ótimo atendimento pós-venda
Uma das principais falhas, sobretudo quando tratamos do processo de relacionamento com o cliente da construção civil, é a deficiência (ou inexistência) de um processo de pós-venda adequado que entre em cena logo após a compra do imóvel ou contratação de serviços de construção. Não adianta de nada você conquistar o cliente para contratar o seu serviço ou comprar o seu empreendimento uma vez, se não será capaz de nutrir essa relação para os próximos anos para que ele ao menos indique seu produto ou serviço para outros potenciais clientes.
O pós-venda serve exatamente para isso, para alimentar essa relação tão importante entre você e o cliente, afinal, se ele é bem atendido quando tem uma dúvida ou problema com o serviço ou empreendimento que comprou com você, não vai pensar duas vezes em contar com seu negócio no futuro ou indica-lo para outras pessoas.
Oferecer todas as informações possíveis sobre o seu produto no momento da compra
Honestidade é a palavra-chave da relação entre você e seu cliente. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de informá-lo sobre o empreendimento ou o serviço que vai oferecer. Não tente esconder do cliente algo que ele desconhece e pode ser surpreendido durante o financiamento do imóvel ou até mesmo após a entrega — isso pode colocar em dúvida a confiança dele em você no futuro. Garanta que está oferecendo todas as informações possíveis para que ele, o seu cliente, seja capaz de decidir se quer fechar negócio ou não.
Garantir um atendimento de primeira qualidade
Se coloque no lugar do seu cliente por alguns minutos: qual seria a primeira coisa que você valorizaria no primeiro contato com o corretor do empreendimento ou vendedor do serviço que você quer? Atendimento de qualidade, não é mesmo? Ser bem recebido, bem tratado, ter alguém que escuta suas necessidades e lhe dá total atenção no momento da compra. Se você valoriza esse cuidado, garanta que está oferecendo o mesmo para seus clientes, não importando o meio pelo qual ele entra em contato contigo (fisicamente, e-mail, whatsapp, redes sociais, etc).
Pensar sempre no relacionamento a longo prazo
O relacionamento com o seu cliente sempre deve ser pensado a longo prazo, afinal, ele pode render muitos frutos para você no futuro. Por isso evite empurrar algum novo empreendimento ou serviço que ele não deseja — muito menos aqueles que ele realmente não precisa. Não se esqueça que, se o cliente não fechar algo com você agora, mas se gostar do seu atendimento e maneira que foi tratado, ele não terá dúvidas em lhe procurar novamente. Esse é o significado de um relacionamento a longo prazo.
Esteja aberto a críticas e sugestões
Não adianta você ser um bom vendedor, oferecer todas as informações, ser atencioso e ter um excelente pós-venda se não está disposto a ouvir críticas e sugestões da sua base de clientes. Pense sempre nas críticas como uma excelente oportunidade de aprender e melhorar ainda mais seus serviços e empreendimentos. E acredite: os clientes adoram saber que estão sendo ouvidos.
Quais das práticas acima você aplica no seu relacionamento com seus clientes? Deixei de citar alguma que julga importante? Compartilhe suas experiências nos comentários ou entre em contato conosco.