Ter uma empresa é tão trabalhoso quanto ter um filho, e é sempre preciso estar atento aos detalhes, ao contexto e, principalmente, aos sinais de que este “filho” está crescendo. Mas, como medir este crescimento? Como saber quais decisões tomar e quais mudanças devem ser executadas? Como lidar com as novas inquietudes, pressões e realidades?

Acompanhe nossas dicas de ações que devem ser tomadas quando a empresa começa a crescer, e veja como tudo pode ser sempre mais fácil e simples do que aparenta ser!

Planejamento da empresa

Existem alguns sinais básicos que indicam que a sua empresa não é mais tão micro como era no começo. Um dos sinais mais visíveis de crescimento, por exemplo, é a falta de espaço. Isso mesmo: salas apertadas, pouca mesa para muita reunião, pessoas disputando cada metro quadrado de uma sala, ou seja, a estrutura física do lugar já não dá conta da demanda de trabalho, e de funcionários, necessários para que se possa fazer um trabalho de qualidade. Portanto, a palavra-chave para reorganizar os espaços, e as demandas da nova fase da empresa, é o famoso planejamento!

Faça uma tabela com os dados básicos da empresa nas suas três fases: nascimento, momento atual e perspectivas futuras. Coloque nessa tabela tudo o que diz respeito à sua organização: número de funcionários, demanda por tecnologia, salários, número (e valores) de contratos, gastos básicos, colaboradores, concorrência, publicidade, etc.

Compare os números passados com os números atuais, e faça uma estimativa do quanto isso terá alterado dentro de 6 meses, incluindo uma análise do que deverá mudar, e continuar, na administração do lugar, pontuando certas economias que deverão ser feitas e, principalmente, de que setor elas virão. Isso feito, comece a organizar as mudanças e os valores necessários para que elas ocorram de maneira correta e com qualidade.

Viva um dia após o outro

Depois de estabelecer as metas que devem ser alcançadas para administrar sua empresa em crescimento, foque nos processos para alcançá-las!

Faça um projeto financeiro de crescimento, procure compreender como a empresa age e funciona, ou seja, como se usa, compra, descarta e avalia os riscos e os benefícios diários. A partir dessa estimativa, estabeleça um bom modelo de gestão, sem esquecer que é essencial controlar periodicamente o desempenho do negócio e do projeto de crescimento, tanto na prática, como na estratégia.

Ah, e não se esqueça de que nem tudo são números! Para que a empresa não se perca nesse processo de crescimento, é imprescindível definir uma ideologia, uma missão, um conjunto de valores que vão nortear todas as outras áreas e ações dos funcionários.

Valorize seus colaboradores

Para manter um bom crescimento, é preciso ter, por trás disso, uma equipe bem treinada e bem estruturada. Portanto, além de selecionar bem o funcionário que irá ocupar cada cargo, é necessário ter o apoio completo dos melhores trabalhadores, para que estes possam aperfeiçoar a atividade daqueles que já estão lá dentro, servindo como referência, e treinando aqueles que serão contratados.

Mas, para tê-los como referência, é preciso saber identificá-los, criando condições para que eles possam treinar os outros, transmitindo seus conhecimentos e experiência. O segredo para este início é valorizar o profissional que já está na empresa e possui um ótimo desempenho, além de um excelente relacionamento com a equipe.

Otimize processos

O que mais prejudica uma empresa no seu momento inicial de crescimento é a lentidão com que alguns processos e procedimentos são executados. Portanto, investir em sistemas e em treinamento de profissionais é um grande diferencial para garantir que tudo o que foi alcançado até o momento não vá pelo ralo.

Para isso, tenha as tarefas e ações de cada área, e de cada profissional, muito bem estabelecidas, assim você concentra, e delimita, as atividades, evitando que algumas delas fiquem inacabadas e/ou mal executadas. Uma boa alternativa para isso é informatizar tudo: há no mercado excelentes ferramentas de gestão, e o investimento nelas vale a pena, pois processos burocráticos são potencializados e aperfeiçoados, principalmente no que diz respeito ao armazenamento de documentos!

Fique de olho na concorrência!

Lembre-se: se seu poder cresceu, está crescendo também o olhar para seu trabalho. Portanto, esteja ainda mais atento aos clientes e aos possíveis parceiros, e cuidado para não desdenhar ou negligenciar nenhum por conta do crescimento. O pior erro de uma empresa em processo de crescimento é deixar o sucesso subir à cabeça. Mantenha toda a equipe focada, centralizada nas tarefas e nos valores da empresa. Por mais que os funcionários sejam competentes, não há nada melhor para o crescimento — profissional e pessoal — do que um belo, e honesto, trabalho em grupo!

E então, pronto para expandir seus negócios sem medo? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!

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