É comum que a sua equipe de vendas fique certo tempo sem conseguir fechar vendas. Porém, para a maioria dos vendedores e empresas, sempre há uma maneira de melhorar a produtividade, e, por consequência, a quantidade de vendas. Simpatia, bons argumentos, treinamento e conhecimento do produto são palavras-chaves para o sucesso de uma venda e não custam quase nada ao gestor. Como chegar lá? Cada ambiente de venda, e suas respectivas equipes, são diferentes, mas existem 5 maneiras de aumentar a produtividade da sua equipe de vendas que são universais. Confira:

1. Administre e ensine sua equipe a administrar bem o tempo

Elimine o hábito de fazer várias atividades ao mesmo tempo. Organize as atividades da equipe em uma agenda diária, divida as responsabilidades por prioridades e estabeleça que cada um precisa focar na atividade e dar o melhor de si. Esta técnica é comprovadamente a mais rápida e eficiente do que fazer as atividades em sequência linear. As atividades menos importantes ficam por último na lista e, por isso, podem ser adiadas para o dia seguinte, mas nunca mais do que uma semana.

2. Automatize e se aproveite das facilidades da tecnologia

A tecnologia veio para facilitar. Papéis, caneta, reuniões… tudo isso é coisa do passado. Vamos estabelecer que reuniões são para tratar de assuntos de interesse geral e não devem durar mais do que 30 minutos. Na maioria das vezes, o assunto pode ser tratado por e-mail com toda a sua equipe em cópia, ao invés de marcar uma reunião, o que fará com que você perca tempo. Inclusive, a lista das responsabilidades de cada um pode ficar disponível online para todos (ou somente para um membro da equipe), através de ferramentas de planejamento online, como o Trello, o Neotriad ou específicas para a gestão de vendas como o Agendor.

3. Seja inspirador

Suas atitudes têm que condizer com o que você diz. Um bom líder deve ser apaziguador, bem humorado e compreensivo. Ponha-se no lugar da sua equipe e assim você irá motivá-los a querer ser como você. Reconheça os esforços e promova o espírito de pertencimento a uma “família”.

4. Treine sua equipe na arte da prospecção

Como você prospecta os seus clientes? Pesquisa a sua vida e seus hábitos, certo? Que tal mostrar para a sua equipe que, com uma breve pesquisa no Google, Facebook e LinkedIn, é possível ter material para quebrar o gelo na primeira conversa com o cliente? Essa técnica por si só economizaria uma hora por dia de tempo sem venda dos seus representantes. Conhecimento é poder, e quando se conhece o cliente, a venda é certa!

5. Menos enrolação e mais vitórias

No início, essa lei pode ser difícil de aplicar, mas um vendedor disciplinado pode salvar uma equipe (e economizar muito tempo). Não entenda mal, confraternizações e pequenos “breaks” são ótimos para relaxar, porém isso pode se tornar um vício. Incentivar os seus vendedores a ficar mais tempo na luta pela venda e estabelecer recompensas para aqueles que conseguirem atingir o objetivo também pode ser uma opção.

E então, ainda tem dúvidas? Como você contribui para a produtividade da sua equipe? Deixe um comentário e participe da conversa!

Aprenda 5 maneiras de aumentar a produtividade da sua equipe de vendas
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