O processo de implantação dos requisitos do PBQP-h, assim como qualquer projeto de mudança em sua construtora, precisa compreender etapas importantes para garantir que todos os resultados esperados sejam alcançados, por isso resumimos neste post 10 passos para que você e sua equipe planejem e conquistem a certificação de forma sistemática e eficaz:

10 passos para a implantação do PBQP-h

1) Avaliar o sistema de gestão atual da sua empresa: esse passo inicial é importante para você dimensionar o nível de adequação da gestão da sua construtora em relação aos requisitos do PBQP-h . Todos os “gaps” identificados nessa etapa serão incorporados ao plano de ação elaborado para a implantação ou transição para essa nova versão da norma.

2) Definir a equipe de implantação: uma vez identificadas as lacunas da sua gestão, é hora de definir a equipe responsável pela condução desse projeto. Embora não exista uma regra, é importante que cada membro da equipe conheça a estrutura e processos da construtora, bem como, possua um nível adequado de liderança para garantir o bom andamento das ações necessárias durante todo o processo de implantação.

3) Capacitar a equipe de implantação e outros facilitadores: após definição da equipe, damos início ao processo de capacitação desse grupo e outros possíveis facilitadores do projeto. O principal foco deste treinamento é apresentar os requisitos do PBQP-h aos participantes e abordar as principais dúvidas que podem ocorrer durante a realização do projeto de implantação. Durante esse passo, também é importante capacitar nos requisitos da NBR 15575 – Desempenho de Edificações colaboradores da equipe que terão contato com requisitos dessa norma cada vez mais associada com a qualidade da Construção Civil.

4) Elaborar um plano de ação para a implantação: nessa fase todas as ações necessárias para a adequação aos requisitos do PBQP-h são abordadas e devem ser alinhadas em um plano de ação que apresente ao menos as atividades de implantação, responsáveis e prazos. Se durante essa etapa, você quiser “fugir” das velhas planilhas, recomendo que utilizem ferramentas como o Asana, o Trello ou o ClickUp, pois além de serem excelentes gerenciadores de projetos, possuem recursos de automações, monitoramento e lembretes de atividades pendentes que colaboram com a condução em tempo adequado de todo esse processo.

5) Acompanhar o desenvolvimento do projeto de implantação: a execução das atividades estabelecidas no plano de ação deve ser acompanhada pela equipe de implantação periodicamente através de reuniões que buscam alinhar possíveis necessidades identificadas no trabalho.

6) Planejar e realizar a auditoria interna: após execução do plano de ação definido anteriormente, a implantação deve avançar para a reta final com as atividades de planejamento e execução da auditoria interna conforme requisitos do PBQP-h e boas práticas presentes na NBR ISO 19011 – Diretrizes para auditoria de Sistema de Gestão. Essa etapa é importante para garantir que os processos definidos durante o projeto de implantação produzam os resultados esperados pela empresa e também àqueles previstos pela própria norma.

7) Definir o plano de ação da auditoria interna: possíveis desvios identificados durante a auditoria interna devem ser analisados e um novo plano de ação, desta vez voltado para a correção dos problemas identificados durante a auditoria interna, deve ser elaborado e acompanhado pela equipe responsável até que os resultados pretendidos sejam alcançados.

8) Definir a certificadora da sua empresa: com o plano de ação concluído ou quase finalizado, chegou a hora de escolher a certificadora mais adequada para a sua empresa. Essa escolha pode considerar diversos fatores, mas considere principalmente a disponibilidade de auditores externos em sua região, a experiência desses auditores em seu negócio e a reputação da certificadora no mercado e em organismos como o INMETRO.

9) Solicitar a pré-auditoria de certificação: embora não seja obrigatória, a realização da pré-auditoria pode ser um passo importante para você garantir antes do processo de certificação que realmente todos os processos estão em conformidade com o PBQP-h e também ter um contato antecipado com a abordagem de auditoria adotada por sua certificadora.

10) Realizar a certificação: esse é o último passo para garantir sua certificação e sua principal atividade aqui é demonstrar como sua empresa incorporou os requisitos da norma em cada um dos processos de negócio. Se durante a auditoria de certificação algum desvio for encontrado, elabore o plano de ação, envie para análise do organismo certificador e, principalmente, coloque em prática as ações definidas durante essa etapa final.

Depois de tudo isso e com a sua certificação garantida, celebre com sua empresa mais esse passo importante e, sobretudo, continue buscando o aperfeiçoamento dos processos da sua empresa.

Esperamos que você aproveite esse guia básico para a implantação e compartilhe conosco a sua experiência na certificação nos requisitos do PBQP-h.

10 passos para implantar o PBQP-h na sua empresa
Tags: