Os consumidores estão cada vez mais exigentes. E assim como a concorrência, a consciência das pessoas em relação à qualidade também aumentou nos últimos tempos. Os bombardeios de ofertas e opções para os clientes os tornaram mais rigorosos e exigentes, o que também obriga uma reação das empresas. A implantação de sistemas de Gestão da Qualidade nesta nova realidade do mercado tem se mostrado urgente e fundamental para sobrevivência no mercado.
A regra é a satisfação de seus clientes e a melhoria contínua dos seus processos produtivos. Observando essas questões, sua empresa vai poder gerar resultados mais satisfatórios em diversos aspectos, como redução de custos e aumento da produtividade e das vendas.
Preocupação com a qualidade ao longo do tempo
A preocupação com a qualidade dos produtos surgiu há mais de meio século, juntamente ao crescimento da economia industrial a partir da década de 1950. Nesse período inicial, a preocupação era principalmente com o controle do produto – desenvolveu-se um cuidado para que o produto final seguisse os padrões do projeto inicial.
O conceito desenvolve-se até a década de 1990 quando são acentuadas as questões referentes ao quadro social, político, econômico e financeiro, e a qualidade passa a fazer parte da estratégia das companhias – preocupações que são observadas até os dias atuais.
Todos esses conceitos, hoje, reúnem-se em um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) único. Ele serve de base para a estratégia da companhia, dando suporte para a tomada de decisões em busca da melhoria contínua.
O sistema de gestão da qualidade
Manter a qualidade é uma decisão estratégica da empresa. Ainda mais: é uma estratégia de sobrevivência no concorrido mercado globalizado. Um padrão alto de qualidade é perceptível pelo público-alvo da empresa.
A implantação de um SGQ possibilita a ampliação de mercados e aumenta o nível de organização interna. O controle administrativo é feito de forma mais eficiente e a produtividade dá um grande salto, pois o sistema alia a redução de custos com a diminuição de erros, o que melhora a credibilidade e impacta de forma positiva o índice de vendas.
Os principais benefícios da implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade na sua empresa são:
Fidelização dos clientes – um produto de qualidade é preferência de qualquer consumidor. Junto com essa preferência, caminha a indicação para amigos e parentes, que viram clientes.
Transferência de conhecimentos – a transferência de conhecimentos entre os membros da equipe é parte da estratégia de um sistema de qualidade. Isso permite a melhoria no desenvolvimento de competências. O SGQ sempre vai atuar de forma compatível com a organização, ou seja, vai agregar valor e será interligado com outros processos dentro da empresa.
Melhoria dos índices de satisfação da equipe – o SGQ permite que a equipe desenvolva uma sensação de pertencimento e percepção da importância das suas atividades dentro da organização.
Redução de custos de produção – com um Sistema de Gestão da Qualidade, a empresa diminui os índices de retrabalho no seu sistema de produção. Com isso, é possível reduzir custos com horas de fábrica e mão de obra e com desperdício de materiais.
Aumento da competitividade – consequência da redução de custos e aumento da satisfação dos clientes. A empresa com um SGQ consegue aumentar suas vendas – custo menor, preço mais baixo para o consumidor final. A concorrência fica para trás.
Flexibilidade e rapidez nas respostas ao mercado – as oportunidades do mercado surgem a todo momento. Uma empresa com um Sistema de Gestão da Qualidade foca na melhoria contínua e consegue perceber e acompanhar as novas necessidades do seu meio. Com isso, consegue antever tendências, se posicionar e até mesmo dominar o mercado.
Sobrevivência
Por fim, a marca é o principal ativo da sua empresa. A qualidade da marca permite criar uma imagem positiva na cabeça do consumidor, o que auxilia na tomada de decisão de compra. Manter o padrão de qualidade é indispensável para sobrevivência e para a crescimento da sua organização.
Por isso, não abra mão da criação de um Sistema de Gestão da Qualidade. Ocupe espaço no mercado atual extremamente competitivo e com consumidores cada vez mais exigentes.
O fortalecimento da marca e seu reconhecimento positivo pelo mercado é gerada pela qualidade dos produtos e serviços que conseguem atender as necessidades dos clientes.