Gerenciar uma empresa está se tornando, cada vez mais, uma tarefa complexa e que exige conhecimento amplo. Hoje, uma empresa, mesmo que média ou pequena, que não tenha uma gestão profissional, está fadada não apenas a permanecer estagnada, mas também a vir à falência. Dentro deste contexto, cada vez mais as empresas pequenas e médias vem buscando implementar normas de gestão, que darão o norte para quem estiver a frente.

Estas normas de gestão podem ser implantadas de várias formas. Desde regimes jurídicos, feitos em atas e estatutos específicos, ou ainda participando de certificações, como é o caso da ISO, que tem certificados para determinadas necessidades. Neste caso, uma das mais conhecidas é a ISO 9001, que justamente tem como objetivo obter melhorias nos aspectos de gestão, segurança e demais normas de funcionamento de sua empresa.

Existem milhares de vantagens em obter estas normas de gestão, já que com elas sua empresa só terá melhorias. Veja nesse post algumas das principais vantagens:

Normas de gestão, o que elas agregam para sua empresa?

Processos claros: muitas empresas têm problemas em definir com clareza os processos que executa. Com isso, diversos fatores da gestão ficam comprometidos. Com a implantação de certificações como a ISO 9001 ou o Regimento Normativo do PBQP-h, todos os processos de sua empresa precisarão ser documentados e detalhados e com isso, todo o processo de gestão fica facilitado.

Melhora na transferência de conhecimento entre os funcionários: uma das principais metas da ISO é justamente melhorar a propagação do conhecimento. Além disso, mesmo que você opte por outro tipo de implementação de normas de gestão, o conhecimento de um setor estará disponível para outros, melhorando assim não apenas a competitividade de sua empresa, mas também a produtividade.

Custos reduzidos: para um bom processo de implementação de normas de gestão, sua empresa precisará ser analisada em um contexto geral. Assim, será possível verificar eventuais gargalos de custos, que em muitos casos passam despercebidos pelos funcionários e que no todo, causam gastos bastante elevados.

Crescimento sustentável: uma empresa que conta com boas normas de gestão, tem muito mais possibilidades de crescimento, já que sua administração será de muito mais qualidade, o que dará a base para o crescimento.

Melhora da produtividade: os funcionários ficam perdidos quando o gestor não está? A utilização de normas de gestão claras fará com que cada pessoa de sua equipe tenha mais autonomia e com isso, possa desenvolver suas tarefas com alta qualidade. Isso é um dos principais diferenciais das empresas hoje em dia, já que a produtividade, principalmente no Brasil, é um dos principais empecilhos para o crescimento.

Aumento da lucratividade: todos os itens acima, quando colocados em sinergia, têm um único destino: o aumento da lucratividade. Com melhora de processos, de transferência de conhecimento e com a diminuição dos custos, a lucratividade da empresa só tende a crescer.

Mais satisfação dos clientes: com as melhoras de gestão, seu produto ou serviço melhora e com isso, seus clientes ficarão muito mais satisfeitos.

Implantar boas normas de gestão em sua empresa é uma tarefa fundamental para que você tenha um bom crescimento e uma melhora de sua marca. Por mais que pareça um processo lento e demorado, o resultado sempre vale a pena!

Já implantou normas de gestão em sua empresa? Compartilhe nos comentários sua dúvidas e impressões!

7 benefícios na implantação de normas de gestão
Tags: