Saber como gerir a empresa é um desafio para empreendedores e líderes modernos. Em especial quando se trata de um negócio de pequeno porte. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, cerca de 27% das micro e pequenas empresas fecham as portas no primeiro ano de atividade. Entre os motivos que levam a essa situação crítica, o principal é a ausência de um modelo de gestão eficiente e adequado.

A atuação de um gestor não deve se resumir a uma liderança autoritária. Pelo contrário, o modelo de gestão é um processo que busca extrair o melhor da própria empresa e dos seus colaboradores. É preciso investir no desenvolvimento da sua equipe, garantindo assim um alto desempenho da empresa.

Invista em planejamento

O planejamento do modelo de gestão é indispensável para qualquer empresa. Primeiro tenha em mente quais são objetivos do seu empreendimento, para então criar as estratégias. Além de conhecer profundamente as atividades da empresa e do mercado em que ela está inserida, é fundamental entender como funciona a administração de um negócio, incluindo a gestão de pessoal.

Se você quer assegurar o sucesso da gestão, procure auxílio de profissionais especializados nessa área. Ao invés de contratar um funcionário só para cuidar do planejamento, você pode recorrer a uma empresa que ofereça consultoria e treinamentos aos seus colaboradores. Desse modo, você garante a implantação de um modelo de gestão eficiente, com toda a segurança de um trabalho bem feito.

Adaptação do modelo à empresa

Antes de escolher o modelo de gestão adequado para empresa é necessário pensar uma estratégia que alinhe colaboradores, processos e tecnologias com o atendimento ao cliente.

O gestor deve permanecer atento às novidades da área, procurando saber mais a respeito e frequentar seminários, workshops e outros eventos que possam lhe trazer novas perspectivas. Se necessário, pode recorrer a um serviço de consultoria.

Além disso, é interessante observar a concorrência, para entender a forma como cada um gerencia o empreendimento. Só não caia no erro de copiar as práticas de gestão. O que funciona em determinada empresa nem sempre vai ter um bom resultado nas outras. O ideal é observar os erros e acertos ao seu redor e aprender com eles.

O modelo de gestão já estabelecido pode conter falhas ou aspectos a serem melhorados. Por isso, é fundamental que o gestor tenha flexibilidade. Em alguns casos, será preciso promover mudanças na política de gestão atual. É o projeto que deve se adaptar à sua empresa, não o contrário.

Não esqueça que cada empresa é única e você precisa descobrir um formato de gestão que combine com o perfil do seu produto e dos seus colaboradores, para só então, estabelecer o modelo a ser seguido.

Conheça e valorize a equipe

Conhecer bem a equipe é fundamental para implantar o modelo de gestão adequado. Procure entender quais são os pontos fortes e as dificuldades do seu pessoal. Oferecer condições de trabalho atrativas e perspectiva de desenvolvimento motiva os funcionários a crescerem junto com a empresa. Um bom gestor consegue inspirar um sentimento de orgulho nos seus colaboradores, fazendo com que eles desempenhem suas funções da melhor forma possível.

Entenda a Pirâmide de Maslow

A pirâmide de Maslow divide as necessidades humanas em grupos, estabelecendo uma hierarquia. Na base se encontram os fatores mais básicos, como alimentação e repouso, seguidos pela necessidade de segurança e dos laços sociais. Os dois grupos no topo da pirâmide são a autoestima, ligada à necessidade de reconhecimento, e a realização pessoal.

Pirâmide de Maslow

São esses dois últimos fatores que atuam diretamente na motivação dentro do ambiente de trabalho. Ou seja, são principalmente os anseios e expectativas do funcionário que definem a sua ação dentro da empresa, assim como a dinâmica dos grupos e as influências sociais.

O gestor deve entender o significado de cada um dos grupos das necessidades humanas de Maslow. Mais do que isso, deve compreender o seu apelo junto aos colaboradores e montar estratégias para criar um ambiente organizacional que motive a sua equipe.

Fique atento ao feedback

A melhor maneira de saber se o sistema de gestão é eficiente é ouvindo a opinião dos próprios colaboradores. Crie maneiras de ouvir esse feedback e esteja atento às informações, procurando entender como você pode melhorar a sua gestão. Além de fazer reuniões periódicas, você pode estimular o envio de sugestões e críticas. Procure estabelecer um canal receptivo de comunicação com os funcionários.

Como está a gestão da sua empresa? Deixe suas dúvidas nos comentário.

Como desenvolver um modelo de gestão eficiente
Tags: