Você sabe o que são os KPI’s, termo muito utilizado na administração e gestão de empresas? Essa é uma ferramenta muito útil para melhorar os processos de sua empresa, mesmo sendo de pequeno porte, utilizada para mensurar sua atividade, o trabalho de seus funcionários, a satisfação de seus clientes e outros aspectos. E para descobrir mais sobre como eles são capazes de beneficiar a sua gestão, esse post elenca informações de grande importância!

Qual a finalidade dos KPI’s?

Especialistas dizem que o que não se mede, não se gerencia. Existem vários indicadores que ao serem contabilizados, podem demonstrar se a empresa está indo bem em algum ponto ou não. Você irá descobrir quais números ou percentuais são importantes para você e que devem ser acompanhados ao fazer a correlação com sua empresa e seu produto final.

Por exemplo, se você trabalha em uma construtora, um KPI que pode ser utilizado é a quantidade de reprovações de serviços controlados do empreendimento ou, se preferir, também pode medir, por exemplo, o prazo de execução das atividades em relação ao cronograma planejado inicialmente. Esses são parâmetros importantes para saber o que deve ser corrigido ou o que está funcionando corretamente. Os KPIs também podem ser importantes ferramentas para motivar os colaboradores, determinando parâmetros para as práticas de atendimento e gestão do negócio utilizadas, e dependendo da performance, podem, inclusive, premiá-los.

KPI x Métricas

Muita gente confunde Indicadores de Performance (KPI) com métricas. A métrica é algo que pode ser medido, como unidades vendidas, quantidade de assistência técnica, número de acidentes, etc. Mas só quando essa métrica se torna relevante para seu negócio, ela pode ser considerada um Indicador de Performance, ou seja, um KPI para otimizar processos.

KPI’s para otimizar processos mais usados

Não se deve meramente mensurar seu volume de vendas em um certo período, mas sim entender como aquele número ajudou ou não no crescimento da empresa. Alguns dos KPIs mais utilizados pelos gestores são: Retorno Sobre Investimento (somente depois de algum tempo é possível saber se o investimento alavancou as vendas); Taxa de Crescimento; Faturamento por Colaborador; Eficiência de Processos, entre outros. Alguns desses indicadores ajudam a orientar a sua equipe de trabalho e fazem com que todos os membros dessa equipe tenham um “norte” claro sobre os resultados que precisam ser alcançados.

KPI’s podem variar com projetos

Um KPI utilizado para mensurar e otimizar a produção de um canteiro de obras não pode ser o mesmo a ser utilizado no lançamento de um novo empreendimento. Por mais que tudo esteja dentro do contexto da Construção Civil, cada um tem uma particularidade que deve ser respeitada mesmo na hora de mensurar o resultado e saber como o trabalho está rendendo. Em lançamentos de novos empreendimentos, por exemplo, o KPI pode ser a velocidade de venda das unidades ou o nível de atratividade do público-alvo nos estandes de venda, websites ou redes sociais de divulgação, naturalmente cada um desses KPI’s deve ser adequado a estratégia definida pela empresa.

Caso você ainda tenha dúvidas ou queira fazer algum questionamento sobre os KPIs, deixe o seu comentário e participe da conversa!

Aprenda a usar KPI’s para otimizar os processos da sua empresa