Tão importante para uma empresa quanto seu modelo de negócios é definir o seu modelo de gestão. Se trata da essência da organização e ponto de partida para otimizar tempo, reduzir custos e desperdícios e aumentar a produtividade. Em poucas palavras, o modelo de gestão é um conjunto de escolhas para definir o melhor método para gerir seu negócio, com base em modelos já existentes ou adaptados para sua estratégia organizacional. É o que vai guiar seu empreendimento para a sobrevivência em longo prazo.
Ao adotar um modelo de gestão eficaz, o empresário investe na assertividade de seus resultados e fica mais fácil localizar eventuais gargalos no processo de execução ou entrega do serviço. A organização passa a ser pensada como uma engrenagem que para funcionar precisa ter suas partes integradas, trabalhando em conjunto. Por isso a comunicação e interatividade das equipes é parte importante deste processo.
Etapas da operação
A cultura da organização deve refletir sua visão e missão e fazer com que os colaboradores absorvam estes mesmos valores, buscando inovar e propondo soluções que melhorem o desempenho da empresa. Pois faz parte de uma boa administração promover ambiente agradável e aberto à criatividade.
Um bom desempenho na gestão significa ainda conhecer bem todas as etapas de operação da empresa, seus resultados e saber claramente as responsabilidades de cada setor. No entanto, sempre analisando fatos e dados, resultantes de pesquisas ou consultoria. Não é raro que empresas decidam alterar suas metodologias no improviso, remendando apenas uma parte da cadeia produtiva sem analisar cuidadosamente o todo — o processo do início ao fim. É importante, para que não surjam novas falhas no futuro, que o empresário despenda mais tempo investindo no melhor sistema, pesquisando ou consultando especialistas.
Modelo de Gestão ideal
O empresário que transparece suas motivações e demonstra conhecer bem a ordem de atividades e os recursos disponíveis no mercado já possui uma base sólida para conduzir seu empreendimento de forma financeiramente saudável por muitos anos. Quando se têm bem definidos os objetivos da empresa e o que se espera que ela alcance no futuro é hora de adotar o modelo de gestão ideal.
Os compromissos da empresa com o cliente também devem permear a tomada de decisões e, se apontada alguma falha ao satisfazer as expectativas deste público, os gestores devem estar preparados para uma possível mudança no formato de administração, podendo escolher métodos mais enfáticos para o cumprimento de prazos, melhoria na qualidade dos produtos e serviços e, principalmente, melhorar seu canal de comunicação com os clientes, um feedback importante para empresas de qualquer porte ou setor.
Assim, negócios estagnados ou que vêm assistindo o seu número de clientes cair são reflexos de um modelo de gestão ultrapassado. E a boa notícia é que nunca é tarde para se atualizar. Com as rápidas mudanças do mercado, empresas estão constantemente aprimorando suas sistemáticas, sendo realinhadas à nova situação da organização e dos fatores externos. Entre as medidas a serem tomadas podem estar a adoção de outras tecnologias, informatização do sistema, corte de custos, novas formas de controle de qualidade e análise de feedback. Quanto mais cedo se constatar a necessidade de mudança, menos traumática será essa fase de transição.
E você, já diagnosticou os problemas de gestão em seu negócio? Nos conte nos comentários.